A desigualdade social no sistema de ensino
Este trabalho da cadeira de Pesquisa em Serviços Sociais, tem como tema: A Posição da Escola face as Desvantagens da Globalização, Caso desestabilização da identidade Cultural.
O trabalho foi elaborado em dois capítulos. O primeiro trata dos aspectos técnicos do trabalho, como a fundamentação teórica, a definição de termos e conceitos, a importância do estudo e os objectivos gerais e específicos.
O segundo capítulo aborda os aspectos fundamentais do tema como, Breves considerações sobre a eminencia social do homem e a problemática da origem da globalização. Onde encontraremos abordagens como a eminencia social do homem, a concepção naturalista da sociedade, a concepção contratualista da sociedade, a globalização, sua origem e definição, alguns pontos de desenvolvimento fruto da globalização, onde veras a tecnologia elemento por trás da globalização e o papel da escola como uma instituição social para contrapor os males da globalização.
Por fim, a conclusão e as referências bibliográficas.
CAPITULO I – Fundamentação teórica
1.1– Definição de termos e conceitos
Tigres Asiáticos ou Quatro Tigres Asiáticos: O termo refere-se às economias desenvolvidas de Hong Kong, Coreia do Sul, Singapura, Taiwan, como dominante no continente africano.
BRIC, é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia, China, que se destacam no cenário mundial como países em desenvolvimento.
1.2 -Importância do estudo
Analisar a sociedade, implica estar atento as mudanças que nela vão ocorrendo com o passar dos tempos na interação com outras culturas. Hoje falar de interações culturais pressupõe falar da globalização. Este processo trás consigo aspectos de grandes vantagens socias, científicas e tecnológicas. Porem, não podemos desperceber o grande mal que ela causa a identidade cultural das sociedades extremamente consumidoras ou dependentes se preferirmos, como é o caso da nossa. Daí, observa-se a necessidade de se abordar, de modo científico, as