Desigualdade Social e o Princípio da Co- Culpabilidade
Vivian Flores BRANCO1
RESUMO: O presente artigo trata do início da desigualdade social e do círculo vicioso que a mesma traz, sendo passada de geração em geração. Esse problema traz consigo o princípio da co-culpabilidade, sendo que o estado e a sociedade em geral tem parte da culpa por certos delitos em que a liberdade do autor se limita devido suas condições de vida.
Palavras-chave: Estado. Desigualdade. Culpabilidade. Sociedade.
1 INTRODUÇÃO
O enfoque do presente artigo é a desigualdade social e os vários problemas que dela provém, sendo que a co-culpabilidade se enquadra nesses problemas como um grave tema. A justificativa e a relevância social da abordagem desse tema estão relacionadas ao fato de que esse assunto está diretamente ligado à sociedade, sendo um dos motivos os quais o Brasil fica estagnado e não consegue progredir, um dos motivos da grande tristeza de milhares de brasileiros que não deveriam e nem mereciam levar a vida que levam, onde seus lares são a favela, a rua ou a cadeia.
O objetivo dessa abordagem é fazer com que as pessoas que estão em condições favoráveis enxerguem além de suas janelas e parem de fechar os olhos para tudo que acham que não as convém; o objetivo é ainda aguçar o altruísmo das mesmas, fazendo com que o estado e essas pessoas de melhor condição assumam parte da culpa dos crimes cometidos por aqueles que vivem marginalizados e que esses se juntem para conseguirem seus direitos e mostrarem que a igualdade não está sendo posta em prática pelo órgão que governa a sociedade e que muitas injustiças continuam sendo feitas. O que não dá é o povo continuar sem fazer nada, acomodados com a miséria e indignidade.
A pesquisa utilizou livros, doutrinas, a Constituição Federal e outros artigos para constituir sua base. O presente artigo está dividido em duas partes: a primeira fala da origem da desigualdade social e como foi acontecendo com o passar do tempo,