O Nascimento da União Europeia
Indice
Introdução __________________________________________Página 3
Principais razões ___________________________________Página 4
Estados Membros__________________________________Página 7
Medidas implementadas e a implementar_______________ Página 9
Instituições da União Europeia________________________ Página 13
Conclusão________________________________________Página 16
Bibliografia_______________________________________ Página 17
Introdução
Neste trabalho, debruçado no tema do nascimento da União Europeia, procurámos desenvolver os assuntos e aspetos mais importantes derivados dele.
Desenvolvemos desde o nascimento em si desta grande organização, essencialmente nas razões que estão na sua origem, além dos seus países criadores até às principais medidas efetuadas e as organizações derivadas da criação da União Europeia.
Procurámos desenvolver ao máximo estes subtemas definidos no pré-projecto, os quais achámos serem os aspetos mais importantes.
Esperamos que gostem do nosso trabalho, e que vos tenha esclarecido algumas dúvidas perante este tema, que é o nascimento de uma das organizações mais importantes existentes no nosso mundo.
Principais razões para a criação da União Europeia
Sendo a União Europeia uma organização com fins políticos, e económicos constituída (atualmente) por 27 Estados-membros independentes com interesses em parte comuns, em parte também independentes, houve, por parte dos fundadores toda uma reflexão e “construção” de razões para a criação desta grande comunidade.
Existe também a necessidade de relacionar as razões com o contexto histórico da época da criação
Necessidade de tirar a Europa do “abismo”.
Na Primavera de 1950, a Europa encontra-se à beira do abismo. A Guerra Fria faz pesar a ameaça de um conflito entre as partes Leste e Oeste do continente. Cinco anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, os antigos