UNIÃO EURPÉIA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CAMPUS ABAETETUBA
UNIÃO EUROPEIA
ABAETETUBA/PA
2014
Alini Oliveira Torres
Fabiana Gonçalves Maués
Jessica S. Santos da Silva
Marcos Paulo S Lobato
Paula Erilene Meneses Pinheiro
UNIÃO EUROPEIA
ABAETETUBA/PA
2014
INTRODUÇÃO:
O processo de globalização da economia foi uma experiência que estabeleceu a intensificação das transações comerciais e a diminuição das fronteiras que separavam as nações. Nesse contexto de aceleração, as grandes nações capitalistas tomaram como prática a consolidação de acordos que viabilizassem a obtenção de matérias-primas e a garantia de novos mercados consumidores de produtos industrializados. Foi assim que notamos a formação dos primeiros blocos econômicos na história do capitalismo. E nesse contexto a União Europeia desenvolve um papel importante como o bloco mais consolidado na economiamundo.
28
equipe
e
TRATADO DE MAASTRICHT
Em 1992, a “Europa dos Doze” realizou o Tratado de MAASTRICHT substituindo o
Tratado de Roma, adotando as seguintes metas:
Fortalecer as “Quatro Liberdades”
Criar o Banco Central Europeu constituição financeira comunitária.
Criar a organização de defesa externa comum ( Exercito Comunitário) representando um enfraquecimento da OTAN, tornando-a desnecessária Europa
Ocidental.
Criar a Unidade Econômica Monetária, a moeda única.
A CAMINHO DA ADESÃO
A UE continuará a expandir-se, uma vez que um número crescente de países manifestaram interesse em aderir. Estes países dividem-se em países candidatos e países candidatos potenciais. Os primeiros encontram-se na fase de transposição da legislação da UE para a legislação nacional, enquanto os países candidatos potenciais ainda não cumprem os critérios para uma adesão à UE.
TURQUIA
SÉRVIA
ANTIGA
REPÚBLICA
JUGOSLAVA
DA
MACEDÓNIA
ALBÂNIA
MONTENEGRO
ISLÂNDIA