a II guerra mundial
Situação gerada Europa antes da II guerra mundial
Os 20 anos que sucederam a I guerra mundial foram marcados por importantes dificuldades económicas e graves tensões sociais e politicas um pouco por todo o mundo. Antes da crise de 1929, surgiram novos regimes delatórias na Europa, como o fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha e o corporativismo em Portugal. A paz alcançada em 1919 era muito frágil - nem a sociedade d s nações nem as ciências das democracias conseguiram travar o avanço dos regimes autoritários e militaristas na sua escalada e que conduziu a uma nova guerra mundial.
Nas vésperas da II guerra mundial, a Europa encontrava-se marcada por profundas tensões internacionais.
Nos primeiros anos após a I guerra mundial, a Europa viveu uma certa prosperidade e relativa acalmia. Porem, esta foi de curta duração e alterada pela grande depressão que se seguiu a crise dos anos 1929, ao qual trouxe uma situação de grande estabilidade económica, politica e social
As ambições de alcançar regiões ricas em matérias-primas e a necessidades de cumprir as promessas de engrandecimento feito as acções que tinham apoiado os principais pises em guerra levaram os regimes autoritários a uma política de expansionismo – o imperialismo das ditaduras.
Em 1936, a Itália ocupa a Etiópia. No ano seguinte o Japão invade a china e ocupa a mashuria.
Segundo o tratado de Versalhes, o estado germânico tinha sido reduzido a condição de submissão e de uma potencia dependente: desmilitarizada, sem colónias sem matérias - primas e obrigado a pagar pesadas indemnizações.
Porem, Alemanha aguardava a sua hora. Hitler pretendia restaurar a grandeza do poder alemão, alargar os seus territórios (conquistar espaço vital) e conduzir a raça germânica a dominar os restantes povos da Europa e do mundo. para alcançarem estes objectivos os nazes estavam dispostos a utilizar todos os meios, incluindo a guerra (ver a documento abaixo ).
Conquistar