FUCKY
FLUIDOS
Conceitos fundamentais
Embora os fluidos pareçam um “todo inteiro”, se ampliarmos sua estrutura molecular veremos imensos vazios entre as moléculas:
Líquido
Gás
Isto traz uma dificuldade matemática, pois a derivada de uma função só pode ser calculada em um ponto se for contínua nesse ponto.
Massa específica
Define-se massa específica de uma substância de volume (V) e massa (m) por :
m
V
Em geral, este valor não é o mesmo em todos os pontos de V, em razão dos espaços vazios existentes entre as moléculas de uma substância.
A massa específica em torno do ponto material (C) de massa (δm) e volume (δV) é dada por
m
V
Mas, de que tamanho deve ser (δV) para que seja possível definir (ρ)?
Resposta:
A dificuldade reside agora em saber qual seria limite (δV’). Para contornar esta situação, foi hipótese do contínuo (∞ divisível fluido contínuo). Dessa forma, a massa específica substância fica assim definida
esse volume formulada a como meio de qualquer
m
lim
V 0 V
Nesse estudo, não importará o comportamento individual de cada partícula, mas sim o efeito macroscópico, mensurável, de um conjunto de partículas. Como consequência, qualquer propriedade de um fluido tem valor definido em cada ponto dele.
Massa específica x Densidade
Massa específica é definida apenas para substâncias, maciças e homogêneas. Já densidade é definida para corpos, homogêneos ou não, maciços ou não, pela mesma relação
m d V un (ou d ) kg / m³ ( SI ) un (ou d ) g / cm ³ (CGS )
As unidades de densidade ou massa específica correspondem sempre à relação entre unidade de massa e unidade de volume. As unidades mais usadas são kg/m³, g/cm³ e kg/L.
Por exemplo, a massa específica da água nessas unidades, à 4°C, vale:
1.000 kg / m³
Peso específico
Define-se peso específico de uma substância de peso (p) e volume (V) pela relação
p
m
lim
lim g