Blocos economicos
Neste trabalho aprendemos muito mais sobre a União Europeia, uma vez que é um tema até pouco falado. Fizemos um breve resumo a explicar o nascimento a Europa a Comunidade Económica Europeia, os primórdios de um papel internacional, o primeiro alargamento da Comunidade Europeia, as primeiras eleições directas do Parlamento Europeu por sufrágio universal, a assinatura do Acto Único Europeu, tratados, o que é a União Europeia, e a Moeda Única.
Aprendemos, o que hoje se denomina União Europeia iniciou-se após a 2ª Guerra Mundial. O nosso continente necessitava de paz e de uma urgente Reconstrução. Alguns países da Europa uniram-se em organizações de Cooperação económica e política. A primeira medida nesse sentido foi concretizada com a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (C.E.C.A.) constituída em 1951. Este trabalho teve como objectivo levar-nos a conhecer a União Europeia (U.E.), desde a sua formação até à actualidade, e os países que a constituem.
http://www.notapositiva.com
Introdução
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
UNIÃO EUROPÉIA
A União Européia ( UE ) foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Este bloco é formado pelos seguintes países : Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Países Baixos), Bélgica,