Desigual acesso
Educação e Saúde
Introdução
Neste trabalho vamos fazer uma abordagem ao tema da desigualdade no acesso à saúde e educação.
Explicitaremos melhor o que é a desigualdade social e a sua importância para o tema, e abordaremos temas como a importância da educação para combater a pobreza e melhorar as condições de saúde. Hoje em dia vivemos num mundo muito pouco repartido em condições de saúde e de ensino entre as regiões mais desenvolvidas e as menos.
O QUE É A DESIGUALDADE
SOCIAL?
A desigualdade é uma diferença que os indivíduos e grupos sociais julgam segundo escalas de valor.
A desigualdade social, na sociedade contemporânea, é um fenómeno que ocorre em quase todos os países do globo e é desencadeado, principalmente, entre outros motivos, pela má distribuição de renda numa população, onde se concentra a maioria dos recursos nas mãos de uma minoria abastada da sociedade e, consequentemente, o melhor e maior acesso a subsídios económicos, educacionais, de saúde e segurança, etc.
Hoje em dia, a situação nos continentes muito pobres, como a África, não anda muito boa.
As profundas desigualdades na distribuição da riqueza no mundo atingiram actualmente proporções verdadeiramente chocantes. Desigualdade na Educação
Todos e todas merecem uma educação de qualidade…no entanto actualmente cerca de 62 milhões de crianças e 759 milhões de adultos não têm acesso a esse direito.
São sobretudo os mais pobres que são excluídos da educação e aqueles que mais têm a ganhar se tiverem de estudar. A maioria das pessoas que não tem acesso ao Ensino vivem nos países mais pobres do Mundo.
Por exemplo, nos países mais pobres do continente de África os mais novos não tinham o direito a frequentar a escola, eram frequentemente submetidos a trabalho infantil não lhes sendo reconhecido o direito á aprendizagem.
Porém, quando as crianças conseguem ir para a escola, muitas vezes deparam-se com outras dificuldades,