Design e Inovação
Fábia Regina Monfernatti, Designer. frmarte@yahoo.com.br No design, a inovação tem sido vista como um componente no planejamento estratégico, podendo contribuir muito para o aumento dos lucros empresariais. Com isso a gestão de design se torna um agente de transformação e adaptação na empresa, utilizando seus próprios conhecimentos tecnológicos e aplicando-os no desenvolvimento de novos produtos, com a melhora de seus processos tecnológicos, o que determina uma série de estratégias na empresa em sua busca do aumento do volume de vendas em relação aos concorrentes.
As empresas devem ser o principal agente de inovação contribuindo para um maior destaque no cenário empresarial e para o crescimento econômico do país. Torna-se então necessário um mercado totalmente diferenciado e um profissional como o designer com o compromisso de aumentar a competitividade nas empresas.
Toda empresa necessita de uma estratégia, conforme MAGALHÃES (1996), entende-se por design estratégico, “uma forma de atuação deste profissional direcionada para a gestão do Design nas empresas, ou seja, ocupando-se da orientação da política do design, apoiado por análises de fatores internos e externos às empresas, em um nível hierárquico mais alto dentro destas e desde as primeiras fases do desenvolvimento de produtos”. Estando o design inserido na estratégia empresarial.
A estratégia influencia na maneira pela qual uma organização desenvolve novas idéias, como reage às mudanças em seu ambiente, e servem ao bem da organização estrutural e culturalmente.
A gestão de design tem como papel de integrar funções e departamentos, valorizando as estratégias do processo projetual. Podendo contribuir em uma empresa, desde que esteja incluído nos conceitos da mesma, participando dos processos de desenvolvimento e coordenando os conhecimentos e as capacidades dos departamentos de marketing, de desenvolvimento e pesquisa e do departamento de