Design, tecnologia e ciência: os três campos que efetivam a inovação
Resumo
O fato das empresas necessitarem sobreviver no mercado por meio da inovação contínua, faz do design uma ferramenta imprescindível para a sobrevivência econômica. A partir das definições da inovação e da inovação tecnológica chegam-se as diferenciações entre esses conceitos e determinam-se também as diferenças entre design e inovação tecnológica. Ao final, a ciência surge como mais um campo do saber imprescindível à inovação. Assim, este artigo aborda o elo necessário entre design, tecnologia e ciência como forma efetiva de inovar.
Palavras Chave: design, inovação, tecnologia.
Abstract
The fact that companies survive in markets through continuous innovation makes the design a strong tool for the firm economic survive. From the concepts of innovation and technological innovation we can describe the difference between them and also determine the differences among design and technological innovation. In the end, science appears as an essential knowing field to innovation. Thus, the present article approaches the link among design, technology and science as a form to innovate.
Keywords: design, innovation, technology.
Introdução
O cenário mundial atual tem dado relevante enfoque às estratégias de inovação e de design, fato que os torna fundamentais no planejamento estratégico das empresas que pretendem ser reconhecidas como inovadoras. Sob esta ótica, Deos (2007) afirma que o design pode se inserir como agente agregador de maneira que: “a inovação é uma estratégia de negócio que pode ser traduzida por um produto inovador, uma linguagem inovadora, uma forma inovadora de se relacionar com o mercado, etc. Dessa maneira, busca-se criar valor com base na diferenciação”.
Ao ser visto como estratégico para as empresas, o design assume funções e atributos em todos os níveis da organização. Deste modo, uma empresa competitiva deve ter uma gestão de design muito bem planejada