nomenclatura dos nomes
O curso de Ciência da Computação tem como característica principal usar o computador como uma atividade fim, ou seja, desenvolver soluções computacionais através da aquisição de conhecimentos científicos e técnicos para que outros usuários possam utilizar estas soluções.
Ciência da Computação costuma ser um curso mais focado, abrangendo as principais áreas de ciências exatas como matemática e física e com uma formação teórica e profunda em computação.
O curso visa uma formação de desenvolvimento tecnológico, portanto, o curso não é voltado apenas para o mercado de trabalho imediato, mas também para a pesquisa científica, buscando o desenvolvimento de novas tecnologias.
O estudante de Ciência da Computação possui disciplinas de eletrônica e mecânica, habilitando-o a desenvolver não somente software, mas também, novos equipamentos (hardware), abrindo portas para o trabalho em empresas de criação e desenvolvimento de componentes eletrônicos.
Os alunos de Ciência da Computação são estimulados pelas faculdades a prosseguir seus estudos em nível de mestrado e doutorado.
Alguns exemplos de disciplinas do curso de Ciência da Computação:
* Algoritmos e Estrutura de Dados
* Geometria Analítica e Álgebra Linear
* Mecânica
* Eletrônica Básica
* Técnicas de Programação
* Sistemas Digitais
* Cálculo Numérico
* Eletromagnetismo
* Sistemas Operacionais
* Compiladores
Sistemas de Informação
O curso de Sistemas de Informação possui a computação como uma atividade meio, ou seja, visa à aplicação da computação na sociedade, através da organização e uso do conhecimento (informação).
Sistemas de Informação é considerado um curso multidisciplinar, classificado como uma Ciência Social Aplicada, devido às inter-relações com outras área de conhecimento, tais como Computação, Administração, Economia, Sociologia, Direito, Engenharia de Produção, Ciência da Informação, entre outras, diferente da Ciência da Computação, considerada uma Ciência