Design Thinking
•
O design é uma atividade criativa cujo objetivo é estabelecer as qualidades multifacetadas de objetos, processo, serviços e seus sistemas em ciclos de vida completos. Portanto, design é o fator central da humanização inovadora de tecnologias e o fator crucial do intercâmbio cultural e econômico.
•
O design é tido como um integrador, entre todas as ferramentas da empresa e trabalha próximo ao marketing, a engenharia, até mesmo da administração, além de entrar em contato com tecnologias e os clientes, sendo capaz de propor novas estruturas de ações estratégicas do design.
•
Dentro de um conceito mais atual, que foca a integração do design em ações com uma aplicação sistêmica aponta o design como uma visualização criativa e sistemática dos processos de interação e das mensagens de diferente es atores sociais; das diferentes funções de objetos de uso e sua adequação às necessidades dos usuários ou aos efeitos sobre os receptores.
•
O design thinking é um caminho alternativo, o do design como forma de pensar. Dessa maneira, o design se transforma então, em processo, em método de inovação centrado em aspectos humanos, utilizando métodos como: observação, co-criação, visualização e prototipagem. •
O Design Thinking emergiu como um caminho mais rápido para a inovação e para a alta performance organizacional. Organizações pedem aos designers para imaginar soluções que encontrem necessidades e para construir sistemas que otimizam a experiência e a satisfação do consumidor.
•
O Design Thinking é uma abordagem para problemas complexos focada no uso da criatividade e da empatia, e que incentiva a participação de usuários finais na criação de soluções que já nascem mais adaptadas e, por isso, possuem maiores índices de adoção e maior potencial de serem catapultadas ao patamar de inovação.A importância do Design
Thinking na alavancagem de inovações pode ser explicada através do