desenvovimento motor entre crianças de 4 a 6 anos
Fala se de sistemas, separamos os sistemas em 3 primeiro, o sistema 4 2 que são 4 atacantes e 2 levantadores, o segundo sistema que é o 6 0 ou 6 6 que são todos atacam e todos levantam e finalmente o sistema 5 1 que são 5 atacando e 1 levantador. E todos os sistemas cada um com sua característica de ataque de defesa e também de passe, quando um levantador passa a bola para os atacantes. Cada um com sua característica especifica.
Sistemas
Sistema 4 2 ( 4 atacantes e 2 levantadores )
O primeiro sistema de jogo com elaboração mais apurada de trocas e especializações mais claras, os jogadores recebem funções diferentes e a equipe é distribuída dentro da quadra de acordo com as características individuais. Nesse sistema, a posição é distribuída em quadra e obedecem algumas razões táticas para facilitar e troca e diminuir problemas com a recepção do saque e consequentemente o ataque.
É caracterizado porque dois sempre levantadores e quatro atacantes. Com a bola em jogo eles trocam seus lugares. No momento do saque cada equipe deve manter o posicionamento de rodizio. No rodizio teremos a mesma formação tanto na frente quanto no fundo da quadra: um levantador, um atacante de meio ou central e um atacante de ponta ou de entrada de as rede.
A partir que é dado o saque os jogadores realizam a troca de posições, os jogadores de defesas entre si, os jogadores de ataque o mesmo, e assim permanece até momento do próximo saque. Os jogadores devem estar distribuídos na quadra de acordo com seu potencial de rendimento.
A partir do lado direito o levantador deve distribuir a bola para os atacantes de meia e de ponta. A formação para recepção do saque pode ser em W, mas ela será montada em posição do levantador na rede, quando o levantador estiver na posição 3, a formação será idêntica a formação do 6 0.
As formações de para proteção de ataque e formações defensivas, apresentadas anteriormente, poderão também ser aplicadas nesse sistema.
As formações de