desenvolvimento e mudanças no estado brasileiro
Esse governo assumiu o poder diante de um país em crise econômica, a inflação estava nas alturas além da dificuldade na negociação da divida externa. Para tentar conter essa crise o governo instituiu o plano cruzado programa no qual congelou preços e salários, inicialmente foi bem sucedido, porém a demanda não conseguiu acompanhar o consumo que foi otimizado nesse período, fazendo assim que o plano fracassasse. Então tentou instituir o plano cruzado II que também fracassou. Tentou-se instituir o plano Bresser que aumentou os juros, reajustou tarifas e reduziu gastos públicos além de congelar os preços e salários, plano que também fracassou, então foi implantado o Plano Verão que durou até o final do governo Sarney. Também foi nesse governo que sétima Constituição Brasileira foi promulgada.
2-Na sua opinião qual o principal motivo para a queda do presidente Collor?
Corrupção. Fato que a CPI “Esquema PC” instalada provou naquela época. Collor, com o apoio de Paulo César Farias, montou uma grande rede de corrupção que realizava o desvio de verbas públicas e o tráfico de influência política.
3-Qual as principais diferenças na política macroeconômica do governo Itamar Franco em relação ao governo Collor?
Itamar criou o Real para estabilizar a inflação, como era um politico experiente não usou de artifícios como congelamento de preços e salários, retenção de ativos, fixação do câmbio, dolarização da economia e outras medidas artificiais usadas em governos anteriores e por Collor. O plano real foi implantado passando por três fases, mas o país agora estava mais estabilizado para suprir a demanda do mercado interno por meio das importações.
4-Quais as principais medidas econômicas implantadas durante o primeiro governo Fernando Henrique?
Reforma da Previdência Pública, proibição da indexação nos contratos trabalhistas, fim do monopólio estatal nas áreas de