DE COLÔNIA ESPANHOLA A PAIS INDEPENDENTE
Antes da chegada dos colonizadores europeus, o territorio que hoje pertence ao Uruguai era habitado por guaranis,charruas e eles ofereceram grande resistência à ocupação europeia.
Embora os europeus explorassem o Rio da Prata, que na época era chamado de Banda Oriental que so teve inicio por volta de 1610, com a criação de gado bovino a mando do Governador de Bueno Aires. Os portugueses se interresaram nessas terras por conta por conta de sua posiçao estratégica para chegar ao Peru e a Bolivia ( terra da prata e do ouro ). Em 1680 os portugueses fundaram na margem esquerda do Rio da Prata a colônia de Sacramento, que foi invadida pelos espanhóis.
Em 1726, os espanhóis, ameaçados pelos portugueses, fudaram o Montevidéu, nas estrada do Rio da Prata, e o território foi incorporado ao Vice-Reinado da prata, como sede de Buenos Aires.
Qaundo os argentinos se libertaram dos espanhóis em 1826 eles declararam a sua independência. Em1817, a cobiça portuguesa pelas terras da Banda Oriental levou tropas luso-brasileiras a invadi-las, derrotar Artigas e anexá-las ao brasil, com o nome : Província Cisplatina. Em resposta, proclamou a independência em 1825 e, em 1827 expulsou as tropas brasileiras, como o apoio de trocas argentinas.
POPULAÇÃO
A população do Uruguai é de cerca de 3,4 milhões de habitantes, que encontra-se inrregularmente distribuida no território. O norte , ocupa grandes propiedades rurais, e é pouco povoado. O Sul entre a enteda do Rio da Prata e o oeste sao bastante povoados, com a densidade demógrafica entre 25 e mais de 100 hab./km².
A cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, com 1,6 milhão de habitantes, apresenta cerca de 44% da população do país. A população Uruguaia é predominantemente na area urbana.
A sua população é formada pricipalmente por descendentes de espanhóis e italianos ( cerca de 90 % ). Os eurameríndios correspondem a apenas 6% e os afrodescendentes , a 4%. Por nao haver