Am ricas no s culo xix
CET-ITABIRITO /CEFET-MG
AMÉRICAS NO
SÉCULO XIX
AUTORES
Fabiana Borges Marinho
Gabriel Alexandre Araújo
Glícia Regina Braga
Sabrina Aparecida Sousa
Suelen Cristine Vareto
Thalita Taylor
Introdução
No século XIX, ocorreram inúmeras transformações no continente americano.As colônias espanholas conseguiram libertar-se através de vários movimentos militares.
Essa libertação armada favoreceu sua fragmentação em vários países. A luta das colônias hispanoamericanas foi liderada pelos filhos dos europeus nascidos na América, os criollos.
Nesse século, os Estados Unidos, que haviam conquistado a sua independência no século anterior, tiveram uma expressiva expansão territorial com a conquista do Oeste.
A Instabilidade Política na
America Latina
Os novos governos dos países da América Latina eram muito instáveis. Não havia democracia nem mesmo entre as elites, que podiam usar a força para suas disputas de poder. O voto era censitário, e em alguns países sequer havia eleições.
Durante décadas foi difícil organizar um estado sólido.
Nessa briga entre caudilhos, havia os que defendiam o unitarismo (poder central forte, controlando as províncias) e o federalismo (autonomia para as províncias). No final do século, o unitarismo acabou predominando e, assim, os governos corriam menos riscos de cair.
Nesses países sem democracia os problemas políticos não foram resolvidos com diálogo e negociação, mas com muita violência. A centralização foi imposta, com muita gente encarcerada, torturada, expulsa do país e até assassinada.
Geralmente, havia dois partidos políticos ligados às elites: O partido conservador costumava ser unitarista e contava com o apoio da igreja e dos grupos mais ricos do país.
O partido liberal defendia algumas reformas moderadas como o federalismo e, em alguns casos, ampliação dos direitos democráticos.
Américas no fim do século XIX
A independência das colônias inglesas na América do Norte, a Revolução Industrial,