Desenvolvimento e aprendizagem
INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO HUMANA E ARTES-ICHA
CURSO DE DANÇA LICENCIATURA
RELATORIO
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
ALUNA: JESSICA BARBOSA DA SILVA
MACEIÓ/AL, 13 DE ABRIL DE 2010
RELATORIO
A analise da pedagogia da diferença e proposta por Philippe Perrenoud, em seus trabalhos faz nos perceber que as escolas transformam as desigualdades sociais e culturais em desigualdades escolares, a construção de uma pedagogia diferenciada não da às costas ao objetivo primordial da educação escolar, mais segundo Perrenoud, diferenças é encontrar situações de aprendizagem ótimas para cada aluno, procurando substituir o ensino individualizado pela transferência de competências em trabalhos em grupo. Segundo o mesmo a grande questão da pedagogia diferenciada é “como levar em conta as diferenças sem deixar que cada um se feche na sua singularidade, no seu nível, na sua cultura de origem?”.
O objetivo dessa pedagogia é combater o fracasso escolar, que durante muito tempo era problema do aluno ou da família, ambas mostram que falta alguma coisa para o aluno ter sucesso na escola, tem QI baixo, meio cultural muito pobre baixa motivação etc. segundo uma pesquisa dos anos 70 mostra que esse tipo de desigualdade social, transformou-se me desigualdade de aprendizagem pelo modo particular do funcionário da escola ou pela sua maneira de lidar com as diferenças.
O fracasso escolar estaria sendo gerado no interior da própria instituição, a partir de seu modo de organizar os trabalhos pedagógicos e de estruturar as relações e praticas pedagógica. As diferenças podem tanto favorecer a uma classe quanto a outra, por exemplo, existem programas e projetos destinados a alunos que tem maiores dificuldades, como as escolas que estão mais bem localizadas têm mais recursos, profissionais mais capacitados etc. Também existem as que favorecem os favorecidos e desfavorecem os desfavorecidos, por preferência do professor, em querer dar