Desenvolvimento e aprendizagem infantil: implicações no contexto do primeiro ano a partir da perspectiva vygotskiana.
Livro: Sarmento, D. F.; Rapoport, A. A criança de 6 anos no ensino fundamental.
Capítulo: Desenvolvimento e aprendizagem infantil: implicações no contexto do primeiro ano a partir da perspectiva vygotskiana.
De acordo com Dirléia Fanfa Sarmento e Andréa Rapoport o ensino fundamental contido no espaço de tempo calculado em 9 anos tem trazido à baila algumas discussões sobre o conjunto de ações necessárias para a adequação deste ensino dentro deste tempo estabelecido. Discussões estas relativas à elaboração de uma proposta pedagógica que contemple e que abranja uma visão transversal e longitudinal do processo de ensino aprendizagem contidos nestes 9 anos.
Há de se levar em conta nesta proposta os aspectos relativos aos processos de desenvolvimento e aprendizagem quanto às diversas formas de expressão da criança que ingressa nessa etapa de escolarização.
Conforme as autoras, Vygosti salienta que os avanços no desenvolvimento infantil decorrem do processo maturativo-biológicos associado a um processo dialético marcado por mudanças qualitativas e quantitativas que vão ocorrendo a partir do entrecruzamento entre tais processos que o autor chama de linha do desenvolvimento cultural, pois é aí que ocorre a construção de novos métodos de raciocínio e o domínio dos métodos culturais da conduta. Cada criança se manifesta de acordo com suas condições ambientais, assim ela interpreta, vivencia e se relaciona com as suas relações cotidianas de seu entorno sociocultural de forma particular, salientando que aprendizagem por si só não é desenvolvimento. Assim o desenvolvimento só será construído pelo movimento de competências desenvolvidas e em processos de desenvolvimento num contínuo processo dialético entre as condições de amadurecimento e interação do organismo humano e as relações psicológicas sociais e culturalmente estabelecidas pela criança. Se a aprendizagem for organizada corretamente ela poderá conduzir ao desenvolvimento, pois ela coloca em ação vários