A ludicidade no desenvolvimento psicomotor
A LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
RESUMO
O presente trabalho caracteriza-se por um Estudo Exploratório, de cunho qualitativo, estruturado a partir de um quadro teórico conceitual envolvendo aspectos relativos ao lúdico nas séries iniciais da educação infantil. Seu objetivo geral é analisar a ferramenta jogo como possibilitadora do aprendizado, uma vez que a mesma possibilita a interconexão com o mundo cotidiano e cientifico. Havemos de ter claro que ao aluno há de ser possibilitado o aprender a aprender na prática, a partir do contexto no qual se situa. O lúdico possibilita a aproximação com o colega, ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem. A atitude lúdica de um com o outro é um viés claro de aprendizagem. Nada se aprende que não se passe pelo corpo.
Palavras-chave: lúdico, series iniciais, aprendizagem
ABSTRACT
This work is characterised by an Exploratory Study, imprint qualitative, structured from a conceptual theoretical framework involving aspects of recreation in the initial child education series. Its overall objective is to analyze the tool game as enabler of learning, since it enables interconnection with the world daily and scientific. We have made clear that the student should be enabling learning to learn in practice from the context in which it is situated. The playful enables rapprochement with colleague, important tool for teaching-learning process. A playful attitude with the other is a bias clear learning. Nothing learns that does not pass through the body.
Keywords: novelty, series initial learning
INTRODUÇÃO
Educar se caracteriza de fato como uma complexa arte da inteligência. Através da educação podemos desenhar um novo cenário, ter esperança da construção de um mundo melhor no futuro.
A escola há de ser entendida como um lócus no qual interagem diferentes formas de compreender o mundo, um lugar onde conhecer é aprender a vida em seus