metodo do ensino do jogo
Unidade I – Introdução ao Estudo do Jogo 1.1- O significado do Jogo como fenômeno Cultural
Segundo Huizinga, 1980, o jogo é fato mais antigo da cultura, pois esta, pressupõe sempre a sociedade humana e que o homem não acrescentou característica essencial alguma à ideia geral do jogo.
1.1- O significado do Jogo como fenômeno Cultural
Todos os animais são capazes de brincar.
Qual a grande diferença? (irracional/racional/valores)
1.1- O significado do Jogo como fenômeno Cultural
A existência do jogo não está ligada a qualquer grau determinado de civilização ou a qualquer concepção do universo, mas sim a todas as culturas, do mais primitivo ao mais sofisticado grau.
Mesmo em sua forma mais simples, ao nível animal, o jogo é mais do que um fenômeno fisiológico ou um reflexo psicológico. Ultrapassa os limites da atividade puramente física ou biológica. É uma função significante.
1.1- O significado do Jogo como fenômeno Cultural
O jogo é um fenômeno de vital importância para o equilíbrio do ser social, cultural e psíquico, enfim, do ser humano em suas múltiplas facetas.
Comunicação com o meio.
Desenvolvimento da autonomia naquele momento e pelo restante de sua vida.
1.1- O significado do Jogo como fenômeno Cultural
Ao jogar, o indivíduo tem acesso à cultura da sua sociedade, ao mesmo tempo em que a recria, sempre estabelecendo relações sociais com os outros.
Além disso, o jogo pode trazer à tona questões inconscientes e medos recalcados, facilitando o conhecimento das próprias emoções e do mundo interior de cada pessoa.
CARACTERÍSTICAS (Huizinga, 1980)
O conceito de jogo deve permanecer distinto de todas as outras formas de exprimirmos a estrutura da vida espiritual e social. Limitaremo-nos a descrever suas principais características:
Atividade livre, voluntária Conscientemente “não séria”, evasão da vida “real” Sem interesse material, satisfação na própria