Portfolio De Ludicidade
Podemos trabalhar com crianças de diferentes faixas etárias.
Os jogos podem ter sua função educativa ou voltada para o lúdico. Podemos observar que existe uma relação entre brincar e aprender. Hoje em dia ainda é comum observarmos que a brincadeira ainda é vista pela sociedade como um meio de passatempo para as crianças, mais explorar o conhecimento através de brincadeiras e jogos também é um meio muito importante para a formação de um pedagogo e aprendizado de um aluno.
Através de brincadeiras e jogos consegue se formar uma interação entre o professor e aluno, e também de aluno com aluno.
É preciso estabelecer uma relação entre o jogo, o brinquedo e a brincadeira. A aprendizagem requer um significado para que se torne conhecimento. É preciso utilizar a ludicidade para se alcançar a aprendizagem como forma de um processo pedagógico.
O jogo é uma forma muito importante de explorar a ação cognitiva e motora, é através do jogo que se consegue elaborar estratégias, elaborar caminhos e superar desafios que ao longo do jogo vão surgindo para desafiar o jogador.
Já o brinquedo é definido por Kishimoto como um objeto que da suporte para o jogo ou brincadeira, é algo concreto.
O brinquedo nos primeiros anos de vida de uma criança está muito presente, é preciso que um adulto auxilie essa criança, pois é através destes primeiros contatos com o brinquedo que a criança começa a perceber texturas, formas, cores e tamanhos.
Atualmente existem vários materiais que servem para a confecção de brinquedos, materiais recicláveis que muitas das vezes são reaproveitados para a construção de diversos brinquedos.
Quando se constroe um brinquedo é colocado em prática a sua imaginação de forma que é preciso pensar e elaborar o brinquedo em mente para poder por em prática o que se deseja.
A brincadeira por sua vez, é a forma de construir uma relação entre a realidade e a fantasia, a criança enfrenta situações e desafios que ajudam ampliar suas possibilidades