estrategias cap15
Paisagismo Sustentável e Preservação Ambiental para Melhoria da Qualidade de Vida na Escola
Léa Yamaguchi Dobbert
Mestranda em Recursos Florestais – ESALQ/USP
Estela Marina Alves Boccaletto
Doutoranda da Faculdade de Educação Física – UNICAMP
Coordenadora das Atividades do Programa Saúde e Qualidade de Vida na Escola
A
educação ambiental tem sido um tema frequentemente discutido nas diversas áreas do conhecimento. Educar de maneira sustentável, além de agradável, se constitui em um grande aprendizado.
Um dos grandes desafios que enfrentamos para a melhoria das condições de vida em várias regiões do mundo diz respeito à mudança de atitude do ser humano para com o meio ambiente e sua maneira de utilizar os recursos naturais disponíveis.
A escola é um local adequado para a divulgação de informações e aquisição de práticas voltadas para uma maior compreensão e conscientização dos alunos e demais indivíduos da comunidade escolar das consequências ambientais de suas ações no meio em que vivem.
O termo “meio ambiente” tem sido utilizado para indicar um
“espaço” (com seus componentes bióticos, abióticos e suas interações) no qual seres vivos convivem e se desenvolvem, trocando energia e interagindo entre si, sendo transformado e transformando. No caso do ser humano, ao espaço físico e biológico soma-se o
“espaço” sociocultural. A humanidade provoca modificações que se transformam com o passar da história ao interagir com os elementos de seu ambiente. Ao transformar o ambiente, o homem também muda sua própria visão a respeito da natureza e do meio em que vive (BRASIL, 1997).
141
A preocupação com a paisagem e o meio-ambiente é indispensável quando da elaboração de projetos sustentáveis visando preservar o local em que vivemos. O termo sustentabilidade significa o uso dos recursos naturais de forma responsável e consciente, não prejudicando sua renovação e sua utilização pelas gerações futuras.
Assim, se faz necessário uma mudança de atitudes e comportamentos em