Desenvolvimento visual
Desenvolvimento Visual
Deficiência Visual
O cego é uma pessoa normal que não enxerga, ou que possui visão subnormal, mas pode devido sua vivência apresentar defasagens no desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e psicomotor. As causas desta deficiência podem ser genéticas e degenerativas, também conhecidas como congênitas ou adquiridas.
Causas congênitas: Más formações oculares, glaucoma congênito, catarata congênita, entre outros. São causas que vem desde o nascimento, ou e adquirida no primeiro ano de vida.
Causas adquiridas: Traumas oculares, catarata, glaucoma, alterações retinianas relacionadas a hipertensão arterial ou diabetes. São causas que podem se instalar em qualquer período da vida.
Desenvolvendo Diferentes Possibilidades Perceptivas
Após o nascimento, a criança percebe a luz de forma precária, começando então um processo de desenvolvimento da visão, de modo que aos 5 anos adquire visão igual a do adulto, tendo esta em nossa percepção a ordem de 75%, restando como outras formas o olfato, a audição, o paladar e o tato.
Na população mundial 1% refere – se a deficiência visual, existindo um aumento em países com grandes desigualdades sociais, e no Brasil, isso acontece nas regiões mais pobres, esta relação é uma evidência empírica relevante.
Etiologia e Tipos de Deficiências Visuais
Cerca de 60% das ocorrências de cegueira podem ser evitadas. Algumas doenças como diabetes, rubéola, catarata, glaucoma, toxoplasmose podem causar cegueira, se não forem prevenidas e tratadas. Os exames pré – natais podem orientar as futuras mães e pais sobre o modo de prevenir algumas delas.
Um dos problemas oftalmológicos que podem causar a cegueira em adultos é o glaucoma – aumento da pressão intraocular, não é contagioso e atinge 2% da população acima dos 50 anos. Dependendo do tipo pode ser tratada com colírio ou cirurgia. A catarata