Desenvolvimento urbano
Situada no Grande ABC, região metropolitana de São Paulo, São Bernardo do Campo é uma cidade versátil e dinâmica. Além do grande potencial econômico, o município, que é o maior do Grande ABC, com 801.580 habitantes, possui extensão territorial de 408 km2 e abriga um belo cenário natural e ecológico.
Polo industrial metalúrgico do Brasil e “Capital do Automóvel” por vocação, 4º maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado. São Bernardo do Campo está localizada a 21,7 km do centro de São Paulo e a 50 km do Porto de Santos, considerado o mais importante da América Latina. A cidade desfruta de uma posição privilegiada, pois passam por seu território as rodovias Anchieta, Imigrantes e Índio Tibiriçá, e o trecho sul do Rodoanel. Além disso, o município fica a 45 quilômetros do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, o que favorece o fluxo de visitantes
Historia
Berço da luta sindicalista, capital do móvel e do automóvel e 4º maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, São Bernardo foi sede também do primeiro polo cinematográfico do país.
A cidade foi fundada em 1553 por João Ramalho e era a “metade do caminho” entre São Paulo e Santos. Esta localização estratégica propiciou, no final do século 19, a vinda de um grande número de imigrantes europeus, principalmente italianos. Após a agricultura e carvoaria, surgiram as fábricas de móveis, que alçaram São Bernardo do Campo à projeção, no país, como a Capital dos Móveis.
Em 1925, o Rio Grande foi alargado para dar origem a um dos maiores reservatórios de água da América Latina, a Represa Billings. Seu objetivo, na época, era armazenar água para o funcionamento da Usina Henry Borden, da Cia. Light & Power (concessionária de energia elétrica). Hoje, a Represa Billings abastece cinco cidades do Grande ABC, além de parte da Capital. Seu espelho d’água de mais de 106 km2 contrasta com a Mata Atlântica existente na região e serve como área para lazer e prática de esportes náuticos.
Nas