Desenvolvimento Urbano Sustentável
A coletânea Sustainable Cities é um dos trabalhos mais importantes à respeito, constituída de estudos de caso, focalizando situações em todo o âmbito mundial. O enfoque pode ser resumido do seguinte modo: analisa-se dentro do mesmo contexto, vários tipos de problemas ambientais presentes no meio urbano, como a poluição; simultaneamente, buscando levar em conta as necessidades materiais das populações urbanas e o problema da pobreza, frequentemente ligada à degradação ambiental. Trata-se então da conexão entre "redistribuição com crescimento" dando ênfase à "satisfação de necessidades básicas" e, uma preocupação com o problema do limite dos recursos naturais e a fragilidade dos ecossistemas.
O mainstream da estratégia do "desenvolvimento sustentável" pode ser identificado como crente no crescimento econômico como parte fundamental da solução tanto para a pobreza mundial, mas também para os próprios problemas ambientais, tendo em vista que a pobreza é um fator de degradação ambiental em escala global. O crescimento econômico pode ser classificado como uma ferramenta estratégica para desafiar a pobreza mundial, nos países desenvolvidos ou não.
Frequentemente autores usam o termo "desenvolvimento sustentável", porém, o que é que se deseja sustentar? Pode parecer ingênuo, mas a resposta óbvia é que fornece a chave do debate principal: sustentável pra quem? Estes mesmos autores colocam implicitamente a pergunta ao ressaltarem o drama da pobreza e a interdependência entre a qualidade de vida dos pobres e a preservação ambiental. Fazem-no de maneira superficial, dando menor importância ao verdadeiro modelo social