Trabalho de posicionamento
Pesquisa sobre os exames de:
Ombro Axial Ínfero-Superior (Lawrence e West Point)
Professor Rodrigo
Técnicas Radiológicas
Também denominada perfil axilar ínfero-superior, método de Thomas ou perfil axilar. É utilizada como um complemento no estudo radiográfico do ombro.
Esse exame pode ser realizado de duas maneiras:
* Paciente em Decúbito Dorsal (método de Lawrence)
Posição do Paciente
O paciente deverá ser posicionado em decúbito dorsal com o ombro elevado a cerca de 2 polegadas (5 cm) do tampo da mesa, usando um suporte abaixo do braço e do ombro para colocar a parte do corpo próxima ao centro do chassi
Estruturas e Patologias Demonstradas
Fraturas e/ou luxações da porção proximal do úmero; também pode demonstrar osteoporose, osteoartrite e o defeito de Hill-Sachs com uma rotação exagerada.
Raio Central
Direcione o RC medialmente entre 25° e 30°, orientado horizontalmente em relação à axila e à cabeça do úmero. Se a abdução do braço for menor que 90°, o ângulo medial do RC também deve ser diminuído para 15° a 20° se possível. - DFoFi mínima de 40 polegadas (100 cm).
Proteção Radiológica
Coloque um protetor de chumbo sobre a pelve e outras regiões radiosensíveis.
* Paciente em Decúbito Ventral (método de West Point)
Posição do Paciente
Posicione o paciente em decúbito ventral sobre a mesa, com o ombro afetado elevado a cerca de 3 polegadas (7,5 cm) do tampo da mesa
Estruturas e Patologias Demonstradas
Realizada para patologias específicas como Hill-Sachs e fraturas de Bankart, também podem ser visualizadas fraturas no terço proximal do úmero.
Raio Central
O RC deve estar direcionado a 25° anteriormente (abaixo da horizontal) e 25° medialmente, passando através do centro da articulação escápulo-umeral.
Proteção Radiológica
O protetor de chumbo é recomendado para a região pélvica e outras regiões de maior radiosensibilidade.
Bibliografia
Bontrager, K. L. (1998). Tratado de Técnica