Desenvolvimento Urbano Sustentável
Alunas: Jéssica de Santana Pinheiro - Maria Clara Ramos Silva - Nathália
Câmara - Stefany Costa - Suziane Domingos - Vanessa Barbosa Gomes
Professora: Nancy Siqueira Nery
Disciplina: Estudos Urbanos e da Paisagem
Data: 19 de Maio de 2014.
Texto: “Desenvolvimento Urbano Sustentável”
O texto tem o objetivo principal de abordar como se iniciou e como se deu toda a discussão sobre o desenvolvimento urbano sustentável. Em quais pilares se apoia e quais são seus pontos positivos e negativos. No primeiro momento o autor exibe de forma bastante minuciosa como foi elaborado o plano de “desenvolvimento sustentável” e critica com argumentos relevantes esse conceito.
A principal crítica do autor é o fato de que para ele “o desenvolvimento sustentável é superficial e pouco efetivo”, onde “os sustentabilistas tocam em assuntos delicados de uma maneira suficientemente vazia”. O cerne dessa crítica é a “falta de questionamento substancial do modelo civilizatório capitalista”. Segundo o autor é essencial pensar “no âmbito de uma teoria ou estratégia de desenvolvimento (urbana, regional etc.), encarar os homens não como meros seres viventes, mas como seres sociais”.
O texto vem trazer uma série de reflexões como, por exemplo, esse insistente discurso atual sobre sustentabilidade ditado pelo estado e por empreendedores que procuram fazer com que toda a população esteja disposta a colaborar para esse tipo de desenvolvimento, quando os maiores vilões são as classes altas e industriais.
Por isso o texto vem dizer que esse discurso “se presta magistralmente a uma espécie de hipocrisia coletiva”. Onde o autor questiona “o que se deseja sustentar”, “sustentável para quem” e “qual é o nível entre o capitalismo e proteção ambiental (...) mediante à transferências de atividades poluentes ou lixo tóxico para países periféricos”.
Atualmente todos falam em um hábito de consumo mais responsável, e isso é imposto para