Novas Tecnologias
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM LETRAS
CÉSAR ANDRADE
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
Fichamento apresentado no curso de Licenciatura em Letras da Faculdade AGES, como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Literatura Portuguesa no 2º período, sob orientação da Professora Márcia Verônica.
Paripiranga BA
Abril de 2014
Referência Bibliográfica:
SARAMAGO, José de Sousa. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Resumo:
José de Sousa Saramago foi um escritor, argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português. Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. Na obra ensaio sobre a cegueira ele fala do mundo como um lugar hostil, onde quase todas as pessoas tem um cento tipo de cegueira contrária a habitual, privando-se de enxergar alguns fatos corriqueiros do dia-a-dia. Saramago utiliza ainda de personagens anônimos, reconhecidos apensas uma característica marcante de cada um, para que dessa forma haja uma maior contextualização e seja função reflexiva seja alcançada pelo leitor. A obra mostra simplesmente como a sociedade realmente é, e que evitamos enxerga-la.
Citações:
“[...] logo se notou que não tinham arrancado todos por igual. O primeiro da fila está parado [...]”. (p. 11).
“Num movimento rápido, o que estava à vista desapareceu atrás dos punhos fechados do homem, como se ele ainda quisesse reter no interior do cérebro a última imagem recolhida, uma luz vermelha, redonda, num semáforo.” (p.11). “[...] quem me diria, quando saí de casa esta manhã, que estava para me acontecer uma fatalidade como esta.” (p. 13).
“[...] catástrofe nacional, nada mais nada menos que um tipo de cegueira desconhecido até agora, com todo o aspecto de ser altamente contagioso, [...]” (p. 37).
“É desta massa que nós fomos feitos, metade