Novas tecnologias
Introdução Vivemos em um momento histórico de profundas e incontáveis transformações, que com uma rapidez inimaginável desfazem paradigmas, questionam teorias e reorganizam a sociedade a todo o momento. A chamada globalização, cercou o homem de aparatos tecnológicos que influenciam comportamentos e ditam costumes, modificando a relação “homem-máquina”, uma vez que essas ferramentas deixam de estar somente a serviço do homem, para poder também interagir e complementá-lo.
A internet, produto e causa desse fenômeno alastra-se a passos largos pelo mundo como ambiente de comunicação confiável e cada vez mais acessível, atingindo público de todas as faixas etárias e classes sociais. O Brasil é o país da América Latina com maior número de usuários de computador e internet (Revista Brasil em Exame, 2000), mostrando assim que o país vai aos poucos vencendo a infoexclusão, com uma média de 7,6 milhões de novos usuários da internet por ano (CGI em parceria com IBGE e IBOPE, 2006). Esse mecanismo abre um enorme leque de possibilidades de trabalho, estudo e lazer.
A comunicação e a informação se tornam muito mais rápidas e próximas do homem, a dimensão de mundo diminui, as distâncias se encurtam e a convergência de culturas é imediata. Imagens, sons, vídeos, jogos, invadem o cotidiano e já não se concebe um mundo sem máquinas e computadores. Estar conectado à internet é o mesmo que estar conectado ao mundo. Novas formas de tecnologia são criadas e colocadas à disposição quase que instantaneamente, o conhecimento se expande, o modo como vivemos, pensamos e nos relacionamos são alterados paralelamente a esses meios a uma velocidade nunca vista. As possibilidades e vantagens que o ciberespaço oferece são infinitas, e a grande questão é saber explorar todas as suas características da melhor forma.
Levando em conta essa nova realidade, o objetivo do presente texto é abordar como as Novas