Plágio
Disciplina: Metodologia Científica
Curso: Bacharelado em Administração
RODRIGUES, R. et. al. Plágio acadêmico: ignorância, má fé ou problema estrutural? Disponível em: https://www.ufmg.br/cedecom/labcon/formato/materias/plagio-academico-ignorancia-ma-fe-ou-problema-estrutural/. Acesso em: 23/03/2013
RESUMO CRÍTICO
Pesquisas, estudos e trabalhos acadêmicos não são tarefas difíceis, mas por este fator surgiram pessoas para ir além dessas pesquisas, e de uma forma mais “fácil e comum”, apelam para a cópia de informações de maneira idêntica.
Atualmente o plágio, envolve os principais fatores onde uma pessoa utiliza os textos e as palavras feitas por uma terceira pessoa. É configurado crime, quando utiliza-se dessa maneira sem prévia autorização principalmente se por parte desta houver um registro que determine o uso tão somente e único por aquela pessoa. E á ela é resguardado perante á lei danos morais.
Nas universidades em graus diferentes de ensino, é feita uma análise dos trabalhos acadêmicos e inclusive tem permissão para punir no caso do plagio. Mesmo que muitos saibam que há proibição nesse contexto ainda o fazem, e é indicado aos professores ou mestres que mesmo nessa situação, reforcem a idéia da ação e sua suas consequências. Ainda existe a possibilidade de contestação por parte do acusado.
Creio que a ideia principal então é tentar não constranger o aluno, puni-lo e tentar um diálogo para que não aconteça novamente. Avaliar sem pré-julgamento de uma maneira racional, para entender o porquê do acontecimento. Afinal é uma postura antiética, porém não sabemos o verdadeiro motivo. Uma coisa é certa. Não há como defender nenhuma tese de maldade, falta do saber ou