Desenvolvimento Sustentado
1. Defina Capital Natural e Serviços Ecossistêmicos
A definição do Capital Natural nada mais é do que a totalidade dos recursos disponíveis que trazem benefícios tangíveis e intangíveis para o ser humano, Sendo estes recursos oferecidos pelo ecossistema terrestre suportando o sistema econômico e obtendo benefícios em sua maioria insubstituíveis .
Serviços ecossistêmicos são atributos da função e do processo do ecossistema natural, tendo o seu valor para o homem, ou seja, tendo ela ( Função
Ecossistêmica ) potencial de ser utilizada para fins humanos. Os serviços ecossistêmicos podem ser produto de duas ou mais funções ou uma função pode gerar mais que um serviço ecossistêmico.
2. Defina Sustentabilidade “forte” e “fraca”
A sustentabilidade forte considera que os elementos do capital natural são
Insubstituíveis, baseando se na incerteza do limite do uso dos recursos.
A sustentabilidade fraca considera que os elementos do capital natural podem ser substituídos, sendo possível esta substituição, graças ao progresso tecnológico que encontraria outras alternativas. Pelo progresso tecnológico seria possível ultrapassar qualquer obstáculo imposto pela escassez de um recurso.
3. Tendo em vista a classificação apresentada por Andrade e Romeiro (2009), classifique alguns dos benefícios apresentados por Alho (2012) dentro das categorias de serviços ecossistêmicos.
- Suporte: ciclos biogeoquímicos e nutrientes para plantas e produção de alimentos
-Culturais: etnomedicina, utilizada pelos povos tradicionais do Brasil.
- Provisão: a fabricação de medicamentos e a produtividade agropecuária
dependem das informações genéticas contidas em várias espécies de micro organismos, plantas e animais.
- Regulação: papel da floresta amazônica na evapotranspiração para a regulação do
clima