DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO
AULA 1
1- DEFINIÇÃO
O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais. (Relatório Brundtland – Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, 1987)
2- CONCEITOS
Necessidades: devem ser satisfeitas para assegurar condições essenciais de vida, para todos, sem distinção.
Limitação: através da tecnologia devem ser desenvolvidas soluções que renovem os recursos à medida que as futuras gerações necessitem destes recursos.
Os grandes desafios para que o Desenvolvimento Sustentado seja efetivo passam pelos recursos naturais de caráter renovável e não renovável.
Os recursos renováveis devem ter sua velocidade de reposição respeitada, sendo que estes recursos podem ter sua velocidade catalisada artificialmente em alguns casos.
Os recursos não renováveis devem ser explorados numa velocidade que proporcione tempo para sua substituição tecnológica por outras fontes quando de sua escassez.
Outro desafio que esta cada vez mais se acentuando é o Limite da Biosfera de Assimilação de Resíduos e Poluição.
Conforme o III Relatório do Clube de Roma de 1976, muito antes do esgotamento físico dos recursos naturais do planeta ocorrerão convulsões sociais devido a grande disparidade entre a população pobre e a população com acesso a recursos. A pobreza é um dos maiores problemas para a efetivação do Desenvolvimento Sustentado no mundo.
“As pessoas usam dinheiro que não tem, para comprar coisas que não necessitam, para impressionar pessoas que não conhecem”. (Oystein Dahle)
“A Terra possui o suficiente para as necessidades de