Desenvolvimento Socioeconomico
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Curso de Ciências Econômicas
DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO
Ana Luisa Michi
408.838.0-9
Felipe Conde
408.451.0-9
Giovani G. Pereira
408.381.0-2
Jozilda Santos
409.035.7-5
Paulo V. Prado
308.775.5-5
Prof. Dr. Raphael Bicudo
São Paulo
2013
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
1. QUAL O PAPEL DOS ECONOMISTAS DO DESENVOLVIMENTO? 3
2. QUAL A IMPORTÂNCIA DA ÁREA DA ECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO? 4
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5
1. QUAL O PAPEL DOS ECONOMISTAS DO DESENVOLVIMENTO?
“(...) vivemos igualmente em um mundo de privação, destituição e opressão extraordinárias. Existem problemas novos convivendo com antigos – a persistência da pobreza e de necessidades essenciais não satisfeitas, fomes coletivas e fomes crônicas muito disseminadas, violação de liberdades políticas elementares e de liberdades formais básicas, ampla negligência diante dos interesses e da condição de agente das mulheres e ameaças cada vez mais graves ao nosso meio ambiente e à sustentabilidade de nossa vida econômica e social. Muitas dessas privações podem ser encontradas, sob uma ou outra forma, tanto em países ricos como em países pobres. Superar esses problemas é uma parte central do processo de desenvolvimento” (Amartya Sem)
Se questionar sobre qual o real papel do economista é essencial para todos que estão ingressando na carreira e até mesmo para os economistas que já exercem a profissão.
Será que a solução para os problemas econômicos está no livre mercado e que o principal objeto de estudo do economista deve ser o acúmulo de capital?
O “novo” economista tem vários desafios, a economia é uma ciência dinâmica, seu aprendizado deve ser constante, um aprendizado que não termina mesmo quando se domina a teoria econômica, devendo esse profissional compreender os novos fatos, possuir uma visão panorâmica do ambiente econômico, lembrando que essa ciência pode sempre se refazer, por