Desenvolvimento segundo piaget
O estudo e acompanhamento do desenvolvimento humano, foi se tornando fundamental para o crescimento de novas formas de ensino/aprendizagem. Deixando de ser simplesmente uma reflexão e pensamentos ideológicos, a forma de ensinar foi se tornando ciência com o passar do tempo. A Didática foi ganhando embasamento para se tornar cada vez mais eficaz e uma ferramenta no processo de ensino.
O movimento da Escola Nova
O movimento da Escola Nova é uma reformulação no pensamento pedagógico do educando, visa uma estrutura dinâmica e motivadora para evitar e fugir da rotina de ensino pragmática.
O intelecto e a capacidade de busca pelo conhecimento é incentivado por métodos baseado em ciência, em pesquisas que orientam e dão rumo qualificado ao ensino/aprendizado. O movimento e caracterizado também pelo respeito a capacidade de recepção e do grau do intelecto de cada individuo.
Processo de Adaptação, assimilação e acomodação
Piaget denomina adaptação como mudança continua de um individuo decorrente de sua interação com o mundo. Ela é o equilíbrio entre assimilação e acomodação.
Assimilação:
Assimilação é o processo de interação e conhecimento “primeiro contato” com novas situações, e assim implantar experiências anteriores a essa situação.
Acomodação:
Acomodação é a reorganização de métodos adquiridos em outras situações “aprimoramento” de situações.
Processo de equilibração
O processo de equilibração é o reajustamento do processo de assimilação e acomodação, ou seja, a cada nova situação em que o individuo se depara com dificuldades desconhecida ele ativa seus conhecimentos anteriores de assimilação para conhecer melhor a situação e de acomodação para reorganizar suas diretrizes.
Inteligência, aprendizagem e construção do conhecimento
Piaget concluiu que cada pessoa constrói o seu próprio conhecimento, utilizando os processos de assimilação e acomodação e se reequilibrando a todo instante, dá se