A diversidade cultural na sociedade e na escola
Curso de Pedagogia
Cultura e Sociedade
Docente: Okçana Battini
Trabalho Interdisciplinar I
Texto: A Diversidade Cultural na Sociedade e na Escola
Salvador
Abril/2008
A Diversidade Cultural na Sociedade e na Escola
A formação da cultura humana, sua diversidade e suas características fundamentais em nossa sociedade está cada vez mais diversificadas.
A palavra “cultura” tem um comum significado de acumulo de conhecimentos, todos os seres humanos possuem cultura e estas não podem ser melhor ou inferior, são somente diferentes, ao compreendermos que nossas atitudes e nossos atos estão ligados com a cultura do modo de vestir-se, falar com tudo iremos observar os valores adotados para uma raça humana.
Em nossa sociedade existem enorme grupos que constituem subculturas vindas de outras culturas. Por exemplo é a subcultura formada pelos descendentes de imigrantes japoneses no Brasil, que no país são identificados como japoneses e assumem essa identidade de tal modo que se sentem estrangeiros no país, pois se identificam com o Japão, terra originaria de seus pais, pois quando migram para o Japão sofrem discriminação e são chamados de brasileiros, apresentando traços culturais destintos que tornam únicos. Assim descobrem que formam uma cultura absolutamente diferente e sem dúvida são subculturas da cultura brasileira. Em fim formam na realidade uma outra cultura única no ponto de vista global.
Com a nossa sociedade cheia de diversidades só resta vivenciar em nosso cotidiano, levando ao conhecimento das escolas para ser explorado com mais entusiasmo e viver em sociedade mesmo.
Para que seja compartilhada com grupos escolares num processo de socialização, mostrando que a cultura compreende a totalidade das criações humanas que incluem idéias, valores manifestações artísticas de todo tipo, crenças instituições sociais, instrumentos de trabalho,