O processo de desenvolvimento segundo piaget
O Processo de Desenvolvimento Segundo Piaget.
Betim
2007
SUMáRIO
1. Introdução 04
2. Fase de Desenvolvimento 05
3. Testes aplicados 06
3.1. Primeiro Teste 06
3.2. Segundo Teste 06
3.3. Terceiro Teste 07
3.4. Quarto Teste 08
3.5. Quinto Teste 08
3.6. Sexto Teste 09
3.7. Sétimo Teste 09
3.8. Oitavo Teste 10
4. Variáveis 11
5. Analise da Reação da Criança 12
6. analise geral 13
7. Analise da experiência 14
8. Referências 15 1. Introdução.
O amadurecimento do organismo durante o processo evolutivo não depende de fatores ambientais e sim de determinantes filogenéticos. O meio determina probabilidades, mas sozinho não é capaz de definir o desenvolvimento intelectual, sendo assim impossível dizer qual a sua exata contribuição. Carvalho confirma dizendo:
[...] caso o organismo (mente) disponha de esquemas que possibilitem captar o estímulo, ele(a) então reagirá entrando num processo de assimilações e acomodações (equilibração) que culminam em sua completa interpretação e integração em sua estrutura, portanto numa evolução (CARVALHO, 1996, p.55).
Portanto, o processo evolutivo depende da estrutura do organismo que está recebendo os estímulos externos e internos, que vêm de diversas fontes. E dependendo destas estruturas é que o organismo (mente) consegue dar sentido ao desconhecido, assimilando-o e direcionando a estruturas mentais cada vez mais superiores. 2. Fase de Desenvolvimento: Operacional Concreto (7 A 9 anos).
No estádio Operacional Concreto as crianças estão, gradativamente, deixando o egocentrismo e a centração, podendo se relacionar com uma maior coletividade e flexibilidade. A criança começa a deixar o pensamento intuitivo para assumir, com a ajuda da ‘descentração’, um diminuto pensamento lógico, sendo mais amplo do que na fase pré-operacional. Portanto a criança começa a diferenciar afirmativas falsas