desenvolvimento psicossocial na meia idade
Erik Homburger Erikson (Frankfurt, 15 de junho de 1902 — Harwich, 12 de maio de 1994) foi um psiquiatra responsável pelo desenvolvimento da Teoria do Desenvolvimento Psicosocial na Psicologia e um dos teóricos da Psicologia do desenvolvimento.
Erik Homburger Erikson nasceu em Frankfurt-sobre-o-Meno, Alemanha, em 15 de Junho de 1902. Começou a sua vida como artista plástico. Em 1927, depois de estudar arte e viajar pela Europa, passou a leccionar em Viena a convite de Anna Freud, filha de Sigmund Freud. Sob orientação dela, submeteu-se à psicanálise e tornou-se, ele próprio, psicanalista, embora tenha tecido criticas à psicanálise por esta não ter em conta as interações entre o individuo e o meio, assim como por privilegiar os aspectos patológicos e defensivos da personalidade. No início da carreira, Erikson interessou-se pela adolescência. A si se deve a expressão "crise da adolescência".
Em 1933 emigrou para os Estados Unidos e naturalizou-se americano. Leccionou nas universidades de Harvard, Berkeley e Yale. Na década de 1930, tendo mesmo habitado na reserva dos índios Sioux, as suas experiências pessoais em antropologia, muito referidas nas suas obras, deram-lhe uma perspectiva social marcante. As investigações com os índios confrontaram-no com o sentimento de desenraizamento e de ruptura que estes experienciavam entre a história do seu povo e a cultura americana. Em 1936 transferiu-se para um centro de estudos de relações humanas e começou a estudar a influência de factores culturais no desenvolvimento psicológico
Erik Erikson pode considerar-se discípulo de Freud, uma vez que a sua perspetiva foi influenciada pela próxima relação que mantinha com a família Freud. Todavia a sua teoria centra-se em aspetos psicossociais.
Na Teoria Psicossocial do Desenvolvimento deste autor, o desenvolvimento atravessa oito estádios, os primeiros quatro