Desenvolvimento organizacional
ORIGEM
A Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) surgiu a partir de 1962, como um conjunto de idéias a respeito do homem,da organização e do ambiente,no sentido facilitar o crescimento e desenvolvimento das organizações.
No sentido restrito,o DO é um desdobramento pratico e operacional da teoria comportamental em direção á abordagem sistemática. Não se trata de uma teoria administrativa propriamente dita,mas de um movimento congregado de vários autores no sentido de aplicar as ciências do comportamento e principalmente a teoria comportamental na administração.
CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO Na Visão do Pesquisador Chiavenato, no livro Introdução à Teoria Geral da Administração,o conceito de organização para os especialistas em D O é tipicamente comportamentalista: "uma organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente". Esse conceito utiliza a noção tradicional de divisão do trabalho ao se referir às diferentes atividades e à coordenação existente na organização e refere-se às pessoas como contribuintes das organizações, em vez de estarem elas próprias, as pessoas, totalmente nas organizações. As contribuições de cada participante à organização variam enormemente em função não somente das diferenças individuais, mas também do sistema de recompensas e contribuições pela organização. Toda organização atua em determinado meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Assim, ela deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera. Os autores do DO adotam uma posição antagônica ao conceito tradicional da organização, salientando as diferenças fundamentais existentes entre os sistemas mecânicos (típicos do conceito tradicional) e os sistemas orgânicos