Projeto inicial esboço de formação de professores
A consciência desta situação no âmbito escolar nos motivou a realizar o presente trabalho, tendo como objeto e sujeito de investigação o professor e a sua formação. Consideremos importante focalizar nossas forças nesta categoria, pois reconhecemos sua importância como ser ativo, e um dos responsáveis no trabalho de ensino e aprendizagem, portanto, sua missão de colaborar com a humanização e desenvolvimento das faculdades psicológicas de seus alunos.
Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste discutir sobre a formação de professores a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico Cultural e da Pedagogia Histórico Critica, trazendo considerações e uma série de elementos teóricos metodológicos para que contribuam à formação docente. Sendo de suma importância o conhecimento da teoria que embasa nosso trabalho e as categorias à luz da mesma: Escola e a formação docente.
Além da base teórico conceitual utilizada, as ferramentas metodológicas para o trabalho estão pautadas na Psicologia supracitada, nas especificidades das demandas que as escolas atendidas trazem, tendo como norte a importância do desenvolvimento humano a partir da apropriação dos conteúdos humanos genéricos construídos na história do homem, situando o professor como mediador deste processo, porem mais que isso, um ser que pensa, sente e age, portador de uma identidade que não abarca meramente seu papel social de trabalhador.
Psicologia Histórico Cultural, Escola, Formação Docente.
A orientação teórica metodológica Psicologia Histórico Cultural tem seu aporte teórico