Desenvolvimento organizacional
MOTTA, Fernando C. Prestes. Revista de Administração de Empresas. Rio de Janeiro, jul./set.197 p.31-46.
Algumas Considerações sobre o Desenvolvimento Organizacional
“Simon, Smithburg e Thompson, procurando explicar a relação entre duas tendências no estudo da administração, quais sejam, o estudo do comportamento humano nas organizações e das técnicas utilizáveis para torná-las mais eficientes [...]” (p. 31).
“[...] Procura mostrar o caráter simplista da maioria dos manuais de administração, que apresentam soluções de bolso para todos os problemas administrativos, sugerindo a necessidade prévia do conhecimento cientifico para a articulação de uma estratégia de atuação sobre a realidade [...]” (p.31).
.........................................................................................................................................4
“[...] A idéia de modificar a realidade é muito antiga na teoria das organizações. Porém, é com a escola de relações humanas que tal ideal começa a receber embasamento científico” (p.32).
“Mesmo assim, entretanto, pensava-se em ação sobre pequenos grupos e não em nível de organização como um todo. [...] È nossa opinião, contudo, que o desenvolvimento organizacional só ganhou o significado que hoje apresenta, no momento em que a teoria das organizações foi submetida á abordagem sistêmica que reconciliou o estrutural com o comportamental [...]” (p.32).
2. O Conceito de Desenvolvimento Organizacional
“Parece incontestável que estamos em plena era da mudança. Muda a tecnologia, muda a estrutura social, mudam as necessidades, mudam as pessoas. Concomitantemente, alterações profundas vão sendo verificadas no sistema cultural [...]” (p. 32).
“[...] A mudança nessas estruturas é, ao mesmo tempo, condição para sua sobrevivência e condição para o desenvolvimento econômico, social e político [...]” (p.32).
“Nossa área de