desenvolvimento organizacional
5
CONCEITOS BÁSICOS
Aula 1
2
CONCEITOS BÁSICOS
• O Desenvolvimento Organizacional surgiu a partir de 1962, não com um único autor, mas com um complexo conjunto de idéias a respeito do homem, da organização e do seu ambiente. • No sentido restrito, o D.O. é um desdobramento prático e operacional da Teoria Comportamental a caminho da abordagem sistêmica.
• No sentido amplo, as origens do D.O. podem ser atribuídas a uma série complexa de fatores, a saber:
1
18/08/2014
3
CONCEITOS BÁSICOS
a) A dificuldade encontrada em operacionalizar os conceitos das diversas teorias sobre a organização, cada qual trazendo uma abordagem diferente, muitas vezes, conflitante com as demais.
Assim:
1.1. A Teoria Clássica proposta por Taylor e Fayol, separadamente, deu ênfase à organização formal e à racionalização dos métodos de trabalho (engenharia industrial). 1.2. A organização científica do trabalho trouxe uma abordagem rígida e mecanicista, que considerava o homem sob um ponto de vista simplista (homem econômico, como um apêndice da máquina).
4
CONCEITOS BÁSICOS
1.3. A eficiência foi o objetivo básico perseguido por esta teoria. Essa teoria mostrou-se incompleta e parcialista.
2.1. A Teoria das Relações Humanas proposta inicialmente por Mayo, a partir da Experiência de Hawthorne, foi uma reação de oposição ao tradicionalismo da Teoria Clássico.
2.2. Essa nova teoria deu ênfase ao homem (homem social) e ao clima psicológico do trabalho.
2.3. As expectativas dos empregados, as suas necessidades psicológicas, a organização informal e a rede não convencional de comunicação passam a ser componentes principais dos estudos de Administração.
2
18/08/2014
5
CONCEITOS BÁSICOS
2.4. A liderança passa a substituir a autoridade hierárquica formal. 2.5. Ao superestimar os aspectos informais e emocionais da organização, essa teoria também mostrou-se incompleta, reforçando apenas os aspectos