desenvolvimento motor
Por Eliane Pisani Leite
31/07/2007
Quando falamos em Desenvolvimento Mental Infantil não podemos esquecer do desenvolvimento motor cuja importância é extremamente fundamental. Isto significa que a criança tem que ser capaz de controlar seu próprio corpo. Disso também depende sua saúde física e mental, afinal é através do corpo que a criança brinca e ganha recursos adequados para sua sociabilidade, garantindo sua independência e ainda contribuindo para que tenha um bom conceito de si mesma.
Na mobilidade corporal atuam um conjunto de músculos que fazem parte da ação coordenada do tipo voluntário, nesta ação observa-se o amadurecimento das estruturas neurais, dos ossos, tendões e alguns tecidos corpóreos que juntos desencadeiam a coordenação motora. Porém isso não significa que devamos pressionar a criança para que realize movimentos prematuros; porque isso poderia desencadear uma série de efeitos desfavoráveis que poderiam acabar por deixar a criança retraída, cheia de temores e tensões.
O papel da família, escola e de todos os adultos que cuidam da criança do decorrer de seu desenvolvimento é de suma importância, pois, a estimulação precoce incentiva essa cadeia muscular a adquirir destreza e reflexos.
O desenvolvimento motor é observado desde o terceiro mês de gestação, quando o feto começa a movimentar membros inferiores e superiores, depois no quarto mês observamos os famosos “pontapés” dos quais as mamães se referem.
A coordenação dinâmica global e o equilíbrio são resultados de uma sintonia perfeita entre ações musculares em repouso e em movimento.
A tomada de consciência do corpo requer a atuação de habilidades cognitivas específicas, por esse motivo o desenvolvimento motor no decorrer dos primeiros anos de vida da criança, está em estreita relação com a inteligência, pois geralmente a criança que apresenta uma dificuldade motora, pode sofrer um atraso no seu desenvolvimento intelectual.
O equilíbrio