paisagismo
Urbanas e Técnicas de Poda
Edinilson dos Santos
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Prefeitura de Belo Horizonte
09 e 10 de junho de 2011
A arborização é um contrapeso à artificialidade, resgatando o natural e gerando diversos benefícios. ϡ Estabilização microclimática: temperatura, umidade relativa e circulação do ar; ϡ Redução da poluição: absorção de gases, retenção de partículas, abatimento do ruído; ϡ Preservação da biodiversidade: flora e fauna; ϡ Ação estética: embelezamento da paisagem; ϡ Ação na saúde física e mental: direta ou indireta; ϡ Econômico, social e político: aumento do valor de propriedades, exigência da sociedade, dividendos.
Benefícios da Arborização Urbana
Estabilidade microclimática
Benefícios da Arborização Urbana
Redução da poluição
Benefícios da Arborização Urbana
Atração à fauna Efeito paisagístico
Fatores impeditivos
Vários fatores impedem o desenvolvimento normal de uma árvore na área urbana: compactação do solo necessária para a pavimentação ou fundação de prédios, porém, prejudicial ao desenvolvimento das plantas; depósitos de resíduos de construção e entulhos no subsolo; pavimentação do leito carroçável e das calçadas impedindo a penetração do ar e das águas de chuvas; poluição do ar, com suspensão de resíduos industriais, fumaça dos escapamentos de veículos automotores e de chaminés industriais, impedindo a folha de exercer livremente suas funções, uma vez que a poeira e as gotículas de óleo existentes no ar se acumulam sobre a superfície das folhas, obstruindo total ou parcialmente os estômatos, dificultando a respiração e a fotossíntese; podas drásticas, muitas vezes obrigatórias e abertura de valas junto à arvore, mutilando o seu sistema radicular.
Fonte: Kathia F. L. Pivetta, Demóstenes F. da Silva Filho; Arborização Urbana - Bol. Acad. UNESP/FCAV/FUNEP - Jaboticabal, SP - 2002