Desenvolvimento Mental
1º ESTÁGIO: é o estágio dos reflexos ou mecanismos hereditários, é também o das primeiras emoções e tendências instintivas, como alimentar-se no seio materno (nutrição) e as primeira emoções (choro, riso)
.
2º ESTÁGIO: é o estágio dos primeiros hábitos motores e das percepções organizadas tais como: (enxergar os objetos), e também sentimentos diferenciados tais como: (amor, carinho, reconhecimento da mãe).
3º ESTÁGIO: é o estágio da inteligência senso-motora ou prática. Também das primeiras fixações exteriores da afetividade: (a criança reconhece que é a mãe e fixa a ela com as mãos).
4º ESTÁGIO: é o estágio onde a inteligência é intuitiva, os sentimentos são interindividuais e espontâneos, e das relações sociais e de submissão ao adulto. Dos 2 ao 7 anos.
5º ESTÁGIO: é o estágio das operações intelectuais concretas, e o começo da lógica dos sentimentos morais e sociais de cooperação. Dos 7 a 11/12 anos.
6º ESTÁGIO: é o estágio das operações intelectuais abstratas, da formação da personalidade e da inserção afetiva e intelectual do jovem na sociedade dos adultos. Inicio da Adolescência
ESTRUTURAS VARIÁVEIS
São as formas organizadas da atividade mental, sob dois aspectos: MOTOR E INTELECTUAL (na dimensão individualidade) e AFETIVO (na dimensão: social)
DOIS PERÍODOS MARCAM DESENVOLVIMENTO MENTAL
O 1º PERÍODO CHAMAMOS DE 1ª PARTE DA 1ª INFÂNCIA OU PERÍODO DA LACTÂNCIA, QUE VAI DO NASCIMENTO ATÉ 1 ANO E MEIO A DOIS ANOS. Abrange os: 1º, 2º E 3º ESTÁGIOS.
O 2º PERÍODO CHAMAMOS DE 2ª PARTE DA 1ª INFÂNCIA OU PERÍODO DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO, QUE VAI DOS 2 ANOS ATÉ A ADOLESCÊNCIA. Abrange os: 4º, 5º e 6º estágios