Desenvolvimento infantil
Porque somos similares? Herança comum da espécie.
Para entender e descrever desenvolvimento, focar: padrões típicos de mudanças e variações individuais.
“A infância mostra o homem como a manhã mostra o dia”: eventos vividos na infância tem papel significativo para o futuro. Os primeiros 12 anos de vida são extremamente importantes (determinam adolescência e vida adulta) e as experiências que teremos mais tarde dependem de como vivemos esses períodos.
Desenvolvimento humano processo contínuo e cumulativo; a única constante é a mudança, e as mudanças que ocorrem em cada fase da vida tem importantes implicações para o futuro.
Influenciado por cultura (costumes, valores, crenças), mudanças sociais (eventos históricos, guerras, avanços tecnológicos) e causas sociais (movimento feminista).
Cronologia do Desenvolvimento Humano:
Período pré-natal: concepção ao nascimento.
Infância: primeiros 2 anos de vida.
Período pré-escolar: dos 2 aos 6 anos de idade.
Meninice: dos 6 aos 12 (até o início da puberdade).
Adolescência: dos 12 anos aos 20 anos.
Adulto jovem: dos 20 aos 40 anos.
Meia-Idade: dos 40 aos 65 anos.
Velhice: a partir dos 65 anos.
Plasticidade: capacidade de mudança em resposta a experiências de vida positivas ou negativas. É positivo que o desenvolvimento humano seja tão plástico, pois as crianças que tem um começo terrível podem ser auxiliadas a superar suas deficiências.
Crianças como inocentes e frágeis – enviá-las para escola para serem protegidas dos cptos selvagens dos adultos ensinar a elas habilidades como ler e escrever as