Desenvolvimento Infantil
O primeiro ano da criança é uma fase de mudanças extraordinárias para toda a família. Esse período é excitante e desafiador, quando bebês aprendem a comunicar suas necessidades e pais aprendem como atendê-las.
Este período é marcado por transformações em vários aspectos: desenvolvimento motor (aprender a usar grupos de músculos para sentar, andar, correr, ter equilíbrio corporal, mudar de posições e outros), desenvolvimento do controle motor fino (usar as mãos para comer, desenhar, se vestir, tocar um instrumento, escrever, e tantas outras coisas), linguagem (desenvolvimento da fala, uso de linguagem corporal e gestos, comunicação e entendimento do que outros dizem), desenvolvimento cognitivo [nos dois primeiros anos de acordo com Piaget ocorre o desenvolvimento sensório-motor, que inclui habilidades de pensamento como aprendizado, entendimentos, resolução de problemas, raciocínio e memória (3)] e desenvolvimento social (interagir e se relacionar com familiares, amigos e professores, mostrar cooperação e empatia).
Segundo Jean Piaget o desenvolvimento cognitivo se divide em quatro etapas:
Sensório-motor
Pré-Operatório
Operatório-Concreto
Operátório-Abstrato
O Período cognitivo de uma criança de seis meses a um ano é o Sensório –motor onde a inteligência está nos sentidos e nas ações.
A inteligência sensório –motora se dividide nos seguintes níves:
1º nível – nascimento a 1 mês
2º nível – 1 a 4 meses
3º nível – 4 a 8 meses
4º nível – 8 a 12 meses
5º nível – 12 a 18 meses
6º nível – 18 a 24 meses
Crianças de 6 meses a 1 ano estão incluídas nos seguintes níveis:
Nível 3 : 4 a 8 meses - Consciência das coisas
Imitação: a criança é freqüentemente vista imitando deliberada e sistematicamente sons e movimentos feitos por outras pessoas. Mas só imita respostas presentes no seu repertório e as que pode ver e ouvir. Brinquedos: há o uso da ação apenas pelo