Desenvolvimento Infantil
Como Reage
3 a 4 anos
Consegue colocar suas roupas e tirá-las sem ajuda de um adulto.
Gosta de desenhar.
Nesta fase já consegue segurar um lápis na posição correta.
Consegue pedalar.
Brinca com as outras crianças.
Apresenta interesse pelos sentimentos das pessoas que estão ao seu redor, por exemplo, se perceber que seu pai está triste, procura confortá-lo.
Como se comunica Constrói frases com até seis palavras, sobre o dia a dia, situações reais e pessoas próximas.
Compreende a existência de regras gramaticais e tenta usá-las.
É comum a troca do '"r" pelo "l", a qual acaba por volta dos 3 anos e 6 meses.
Compreende os conceitos de igual e diferente.
É capaz de separar os brinquedos por tamanho e cor.
Lembra e conta histórias
Pode-ser constatar que é uma criança que requer de um tratamento psicológico, fonoaudiólogo e pedagógico. H. tem 3 anos, não consegue articular corretamente as palavras, grita muito quando quer pedir algo, é inquieto, usa fraldas, não se relaciona e não acompanha os demais colegas em atividades e na sala de aula, agride a professora e os colegas de classe quando é contrariado, e algumas vezes agride sem motivo. Quando age dessa forma, a coordenadora o coloca de castigo na secretaria da escola, onde chora muito e depois de um tempo fica quieto, retornando a sala inicia novamente seus comportamentos impróprios.
Perante esse comportamento comprovado, juntamente com a autorização da coordenadora, foi convocado a presença dos pais para a realização da anamnese, para sabermos a fundo o histórico dessa criança, contudo os pais não compareceram e foi remarcado o encontro. Esse encontro tem como objetivo analisar o histórico da criança e de sua família, orientando aos pais e conscientizando-os que a criança necessita de um acompanhamento multi-profissional para ter condições de se desenvolver em todos os aspectos, e quanto mais cedo esse tratamento é iniciado, maiores as chances de não ter