nanotecnologia
O objetivo deste trabalho é enfatizar o conceito de Nanotecnologia e sua aplicação na Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Como este é um dos assuntos mais discutidos da atualidade, este trabalho nos mostra quem é o precursor da Nanotecnologia e sua evolução desde a apresentação do conceito em 29 de Dezembro de 1959 á Sociedade Americana de Física, que desde então mostra um nível de crescimento elevado na construção civil e na parte Ambiental, que é a principal preocupação. Por causa do seu nível elevado de nanopoluentes cientistas buscam o aprimoramento dessa nova tecnologia para que assim possa ser aplicada sem que prejudique a saúde humana e a do planeta.
Nanotecnologia
A palavra grega “nano” significa anão e também é utilizado para representar coisas pequenas. Também se utiliza esse prefixo para denominar a escala manométrica, o qual representa partículas de magnitude extremamente minúsculas. Nano (símbolo n) é um prefixo no SI (Sistema Internacional de Unidades) de unidades denotando um fator de ou o qual ressalta o nanômetro (um bilionésimo do metro) que corresponde, aproximadamente, à largura de 10 átomos de hidrogênio alinhados.
A manipulação em escala atômica possibilita a criação de novos materiais com propriedades óticas, mecânicas e eletrônicas diferenciadas. Por exemplo, o uso de estruturas semicondutoras em escala nanométrica como marcadores na realização de exames médicos.
A nanotecnologia é o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular. Geralmente lida com estruturas com medidas entre 1 a 100 nanômetros em ao menos uma dimensão, e incluí o desenvolvimento de materiais ou componentes e está associada a diversas áreas (como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica). O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da