Desenvolvimento físico e cognitivo na infância
Infância
A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo primeiro ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade. Mais do que isto, é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na adquisição das bases de sua personalidade.
Desenvolvimento: é um conceito amplo que se refere a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, que incluí além do crescimento, a maturação, a aprendizagem e os aspectos psíquicos e sociais.
Desenvolvimento Físico na Infância
As mudanças no tamanho do físico e da aparência são manifestações visíveis de mudanças complexas no desenvolvimento da criança. São alterações morfológicas e fisiológicas que acontecem na infância.
Essa mudança é um processo contínuo e a variação do crescimento da criança não é uma constante. O desenvolvimento físico pode mudar, pois ele é caracterizado por variações consideradas normais entre a idade e o sistema orgânico envolvido.
Os padrões normais de crescimento são determinados por interações complexas entre fatores genéticos, do meio ambiente e fatores hormonais. Os padrões dos pais e também de crescimento são fortemente preditivos e sinalizam a evolução e o crescimento durante a infância e a adolescência.
Depois de 3 anos de idade a altura de uma criança correlaciona-se significativamente com a estatura dos pais. Existem até fórmulas matemáticas que podem predizer a altura média de uma criança baseada na altura do pai e na da mãe.
Peso ao nascimento: 3000 - 5000g
Estatura: 40 – 55 cm
Primeira Infância: 0 a 6 ANOS
Segunda Infância: 6 a 10 ANOS
O crescimento na Infância envolve fatores extrínsecos (ambientais) – dieta, atividade física, estimulação