DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO EM HIST RIA
A escolha do tema parte de uma necessidade de orientação na formação da conduta ética dos jovens na educação básica. É sabido que hoje muitos valores sociais estão distorcidos. Não me proponho aqui a falar sobre moralidades, mas sim valores, como o respeito ao próximo, a tolerância étnica, sexual, religiosa, política e etc.
Para tal resgate, se faz necessário que retornemos ao período conhecido como o “Século das Luzes”, o Iluminismo. Dentro deste contexto histórico, onde fé e razão duelaram em busca das verdades naturais, humanas e divinas, estabeleceram-se filosofias e condutas éticas que até os dias atuais orientam a nossa sociedade.
Esta abordagem será baseada nos seguintes textos: “Para Além do Iluminismo”, artigo de Edgar Morin. Filósofo, antropossociológo e pesquisador emérito do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), França. “Iluminismo Pedagógico: educação e adolescência no Livro III do Emílio de Rousseau”, artigo de Simone Romani e Raimundo Rajobac. Simone Romani é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação – UPF. É professora efetiva de Educação Física vinculada a Secretaria Municipal de Educação de Guaíba/RS e Tutora bolsista no curso de Licenciatura em Música a distância da UFRGS. E Raimundo Rajobac é Professor efetivo no Departamento de Música da UFRGS. Doutorando em Educação pela PUCRS e Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Possui Licenciatura em Música (UPF), Filosofia (URI/UPF) e Teologia (ITEPA).
Estes referenciais teóricos tratam da importância de oportunizar aos adolescentes, condições de analisar o contexto histórico da formação do pensamento ético ocidental. Identificando nos ideais democráticos e libertários, que norteiam os valores sociais atuais, o paralelo entre passado e presente. Mais importante ainda, possibilitam a reflexão sobre o conjunto de princípios que deixaremos às